sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE MOSSORÓ



A Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró é a mais antiga faculdade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e sua criação e trajetória se confunde com a história da própria Universidade. A origem e história da FACEM é anterior à própria UERN, tendo sido instituída por meio da Resolução n.º 01/43 de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, esta a mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral.
     A FACEM representou o marco inicial do sonho de alguns idealistas de dotar Mossoró de uma instituição de ensino superior, um grupo da União Caixeiral que somou–se a União Universitária Mossoroense, entidade fundada em 9 de julho de 1955, composta por universitários de Mossoró que estudavam em outras cidades e em outros estados. A entidade foi inicialmente presidida pelo advogado e professor mossoroense João Batista Cascudo Rodrigues, o qual veio a ser o primeiro reitor da Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN).
    Como resultado dessas iniciativas surgiu, com a Lei Municipal n.º 41/63 de 5 de dezembro de 1963, a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica (FUNCITEC) que, em 1968, foi transformada em Fundação Universidade Regional do Rio Grande do norte (FURRN). Depois da transformação da FUNCITEC em FURRN, o então governador do Rio Grande do Norte Monsenhor Walfredo Gurgel autorizou o seu funcionamento como Instituição de Ensino Superior (IES), através do Decreto Estadual n.º 5.025, de 14 de novembro de 1968.
     Integravam, inicialmente a URRN, nos termos da Lei n.º 20/68, a Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró, além da Faculdade de Serviço Social de Mossoró, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró e a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.
     A FACEM é atualmente uma das maiores e mais complexas faculdades da UERN, tendo sua estrutura constituída por cinco Departamentos Acadêmicos onde funcionam sete cursos: Administração (noturno), Ciências Contábeis (matutino e noturno), Ciências Econômicas (matutino e noturno), Gestão Ambiental (matutino) e Turismo (matutino). Além destes cursos que funcionam no Campus Central em Mossoró, estão vinculados a FACEM quatro Núcleos de Ensino Superior que desenvolvem seis cursos, são eles: Areia Branca (Gestão Ambiental e Turismo), Macau (Administração e Ciências Contábeis), João Câmara (Ciências Contábeis) e Caraúbas (Administração).
    Com relação a capacidade de pessoal, os números da FACEM em 2012 revelam um corpo docente de 72 (setenta e nove) professores, sendo 17 (dezessete) de Administração, 22 (vinte e dois) de Ciências Contábeis, 20 (vinte) de Economia, 11 (onze) de Gestão Ambiental e nove de Turismo. Quanto ao apoio administrativo a Faculdade conta com um total de 15 (quinze) técnicos administrativos, sendo 10 (dez) deles distribuídos pelos cinco departamentos e cinco lotados na Direção da Unidade, além dos seis Auxiliares de Serviços Diversos responsáveis pela limpeza e manutenção de toda a estrutura de blocos e salas de aula. Já o seu corpo discente é constituído por um total de 1.441 (hum mil, quatrocentos e quarenta e um) estudantes regularmente matriculados em 2012.1, conforme números do Departamento de Admissão e Registro Escolar (DARE).
FONTE - SITE DA UERN

FACEM



No dia 11 de julho de 1960 foi dada a autorização para o funcionamento da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual do Rio Grande, Campus Central, Mossoró-RN, que teve como primeiro diretor o senhor José Augusto Rodrigues. De acordo com o livro  Fatos Cronológicos, de Lindomarcos Faustino Vieira, a cerimônia de instalação foi iniciada na Escola de Comércio União Caixeiral, onde naquela ocasião falou o Dr. Dirceu Lino de Matos, da Faculdade Ciências Econômicas do Estado de São Paulo, que veio participar da XVAssembleia Geral dos Geógrafos Brasileiros. Também discursou o professor Jerônimo Vingt-Um Rosado Maia, que fez a apresentação do orador à assistência presente.

ZEZINETO MENDES DE OLIVEIRA




Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1990). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Prodema/Cemad (2000). Doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2012) e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

EITEL SANTIAGO SILVEIRA

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

13 – OLISMAR MEDEIROS LIMA – 19/04/1996




O mossoroense Olismar Lima nasceu em 03 de maio de 1948, filho de Francisco Olivar do Monte Lima, salineiro, e Maria Luiza Medeiros Lima. Casado com  Rosalile Maria Moura Lima, filha do ex-deputado estadual Edilson Lima Moura

12 – JOÃO SABINO DE MOURA – 30/11/1993




João Sabino de Moura é um nordestino, nascido nos recônditos do oeste potiguar e microrregião do Vale do Açu, no sítio São José, na comunidade de Capim Grosso, distante dezoito quilômetros da cidade de São Rafael, no dia 07 de março de 1944. Seus pais, Manoel Sabino de Moura e Francisca Cavalcante de Moura, foram o seu maior exemplo de perseverança, obstinação e capacidade de superação. Costuma dizer, até hoje, que o pai era o homem mais cheiroso do mundo. E que no dia que ganhava um “xero” dele ou dava um “xero” nele tornava o seu dia o dia mais feliz.

O quarto de uma prole de 8 filhos, ele nasceu em meio a uma grande tempestade – que quase levou o pequeno açude da família – e ao sofrimento de sua genitora que, além das dores naturais de um parto, teve que suportar dores extras, ocasionadas por um panarício na mão esquerda. Embora as adversidades tenham sido inúmeras, nasceu com saúde e, especificamente, num ano de fartura para os Sabinos de Moura. Fartura é modo de dizer, pois a subsistência não passava de um escaldado de farinha e/ou um punhado de batatas. Feijão, arroz e milho, aqui e acolá. FONTE: VIDA E POESIA

Quem sou eu

Minha foto
AMO A NOSSA QUERIDA E AMADA CIDADE DE MOSSORÓ, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, SITUADA NA MESORREGIÃO OESTE POTIGUAR, TERRA DE SANTA LUZIA